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Arroz negro: conheça suas propriedades e incorpore na sua alimentação


O arroz é um alimento que está muito presente na maior parte dos pratos dos brasileiros, principalmente, na versão branquinha e soltinha, não é mesmo? Mas, o que muita gente não sabe é que existem diversos tipos de arroz, como o vermelho, o cateto, o vermelho, o negro, que possuem mais nutrientes. O arroz negro, pelo seu sabor exótico, é uma forma de você ter novos sabores algumas vezes no seu cardápio. Ele contém mais proteínas, fibras e ferro que o arroz integral e também é quase dez vezes mais rico em antioxidantes. Contudo, a maior diferença do arroz negro aos outros tipos de arroz pode ser explicada pelo seu principal composto fenólico, as antocianinas, que além de serem responsáveis por dar uma grande variedade de cores para flores e frutos, também são capazes de prevenir ou retardar doenças cardiovasculares, do câncer e doenças neurodegenerativas, tudo isso devido ao seu poder contra os radicais livres. Com um sabor um pouco mais doce e ligeiramente amendoado, é uma ótima opção para quem busca o emagrecimento, já que possui poucas calorias e tem menos gordura quando comparado a outros tipos de arroz. Outra vantagem é o tipo de suas fibras que ele contém, que são em especial a do tipo solúvel, relacionadas com a redução da taxa de colesterol do sangue. Se você não sabe em quais preparações utilizar esse tipo de arroz, veja a dica deliciosa de preparação abaixo.

Receita Filé de peixe cremoso com arroz negro:

Ingredientes: • 1/2 xícara chá de arroz negro / 105g • 560ml de água • 250g de filé de peixe branco (tilápia, abadejo, linguado...) • 1 cebola média • 2 dentes de alho • 1/2 colher sopa de manteiga • 1 colher chá de curry em pó • 200ml de leite de coco • Sal e pimenta do reino • Azeite extra virgem • Salsinha • Mini folhinhas de beterraba, rúcula ou agrião. Modo de preparo: • Corte o filé de peixe em pedaços médios e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve. • Coloque o arroz negro e 500ml de água na panela de pressão e, após o apito, cozinhe por 20 minutos. Espere a panela esfriar e retire o arroz cozido descartando a água. • Enquanto isso, corte a cebola e o alho em fatias finas para o molho do peixe. Reserve 1/4 para refogar o arroz e pique em cubinhos. • Em uma panela larga aqueça um fio de azeite com a manteiga e refogue a cebola com o alho fatiados. Acrescente o curry e misture para incorporar. • Vire os pedaços de peixe e refogue por 2 minutinhos. • Acrescente o leite de coco, acerte os temperos e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até que o peixe esteja cozido e macio. Caso engrosse muito coloque o restante da água. • Finalize com salsinha picadinha a gosto. • Aqueça uma panela com azeite e refogue a cebola e o alho separados para o arroz. Vire o arroz negro e tempere com sal e pimenta do reino. E você vai experimentar esse alimento tão rico? Conte-me aqui!

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/…/2175…/1/comt147.pdf

Patricia Oliveira é nutricionista da Nutripon.

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